XII Congresso Nacional da SPPCV anuncia programa de palestrantes internacionais e temas de destaque

0
169
XII Congresso Nacional da SPPCV anuncia programa com palestrantes internacionais e temas de destaque

O Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) acontecerá de 26 a 28 de outubro, na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, no Porto. O programa destaca palestrantes nacionais e internacionais, que irão abordar temas críticos relacionados com a cirurgia da coluna vertebral e patologias concomitantes.

O congresso surge como uma iniciativa dedicada a fortalecer a formação contínua dos profissionais envolvidos no estudo e tratamento da patologia da coluna em Portugal. Com a intenção de aprimorar a prática clínica e a compreensão do tema, consolida-se como um fórum educativo e colaborativo fundamental para a comunidade da saúde.

No primeiro dia, serão discutidas técnicas de cirurgia de preservação do movimento na coluna cervical, incluindo abordagens para lidar com complicações da artroplastia cervical, laminoplastia cervical e descompressão anterior. A manhã também terá foco no uso crescente de abordagens laterais na cirurgia da coluna e um debate sobre fraturas toracolombares A3 e A4 em doentes sem défices, explorando qual o tratamento mais vantajoso, entre o cirúrgico ou o conservador.

À tarde, uma colaboração com a Sociedade Europeia de Coluna (EUROSPINE) transmitirá conhecimentos sobre o currículo e educação de um cirurgião de coluna e sobre o uso de novas tecnologias na formação médica. Existirá, ainda, uma reflexão sobre a patologia intradural, apontando desafios para lidar com a siringomielia. O primeiro dia encerrará com um debate sobre a patologia degenerativa lombar, nomeadamente primeira recidiva de hérnia discal lombar.

O segundo dia do congresso incluirá sessões de partilha de conhecimento com profissionais de Medicina Geral e Familiar, destacando a importância da relação entre cirurgiões de coluna e médicos de família. Paralelamente, será discutido o tratamento de infeções na coluna: a prevenção de infeções pós-operatórias, tratamento de infeções resistentes a antibióticos, assim como tratamentos para espondilodiscites.

Terão ainda lugar palestras sobre robótica e navegação na cirurgia da coluna. Em colaboração com a NASS International, serão abordadas deformidades na coluna de adultos, com o foco na abordagem do doente, técnicas cirúrgicas e complicações. Por fim, uma palestra destacará indicações avançadas da cirurgia endoscópica da coluna.

No último dia do congresso, estão programados temas como a Escoliose Idiopática e a técnica emergente do Vertebral Body Tethering. Por fim, contaremos com uma sessão sobre lesões medulares agudas, em que se discutirão controvérsias relacionadas com a abordagem destes doentes.

Veja o programa aqui.

Consulte aqui o livro de resumos.

Para inscrições consulte: https://norahsevents.eventkey.pt/geral/inseririnscricao.aspx?evento=153&formulario=263

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui