Iniciativa da SPPCV discute síndromes do ombro-coluna e anca-coluna

0
217

A iniciativa “Programa de Educação e Atualização em Patologia da Coluna”, coordenada pelo Secretário-Geral da Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV), Ricardo Rodrigues-Pinto, decorreu no dia 16 de março, em Ílhavo.

“A iniciativa teve uma grande adesão por parte da comunidade médica envolvida no tratamento da patologia da coluna”, começou por explicar.

Esta reunião teve como foco a síndrome ombro-coluna e a síndrome anca-coluna. A parte inicial do programa, dedicada à síndrome ombro-coluna, contou com as apresentações “Alinhamento sagital cervical: avaliação clínica e imagiológica”, por Rui Duarte, “Relações entre a coluna cervico-torácica e o ombro”, por Ricardo Frada, “Síndrome do desfiladeiro torácico”, por Luís Henrique Barros, e “Neuropatias periféricas do membro superior e neuropatia multifocal”, por Vítor Vidinha. Já na sessão dedicada à síndrome anca-coluna, apresentaram-se as palestras “Definição e diagnóstico da síndrome anca-coluna”, por Lino Fonseca, “Patologias não artríticas da anca que provocam dor lombar”, por António Seco, “Patologias da coluna que provocam dor na anca”, por Luís Cardoso, “O que operar primeiro?”, por Arnaldo Sousa e “A perspetiva do cirurgião da anca”, por Daniel Soares.

“O feedback foi muito positivo, com muitas questões a serem colocadas e com uma troca salutar de conhecimentos”, concluiu.

No final das apresentações houve espaço para uma discussão entre os profissionais presentes, permitindo uma troca de ideias frutífera e novas oportunidades de aprendizagem. O evento encerrou com a realização da Assembleia Geral.

A SPPCV possibilitou, ainda, um momento de convívio entre todos, no momento de coffee-break e almoço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui