Especialistas debatem controvérsias no tratamento de lesões traumáticas da coluna em evento presencial

0
23

A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) vai promover, no próximo dia 29 de novembro de 2025, um Programa de Educação e Atualização em Patologia da Coluna, subordinado ao tema “Controvérsias no Tratamento de Lesões Traumáticas da Coluna”. O evento, de carácter presencial, decorrerá no H2Otel Congress & Medical Spa, nas Unhais da Serra, e será coordenado por Ricardo Rodrigues-Pinto e Jorge Alves.

Ao longo da manhã, o programa contará com várias apresentações dedicadas a temas de grande relevância clínica e científica. Carla Reizinho abrirá o ciclo de conferências com a comunicação sobre fraturas complexas da charneira occipitocervical, seguindo-se Nuno César Barbosa, que abordará a fratura da odontóide no idoso. Arnaldo Sousa tratará da fratura-luxação F3 das facetas cervicais, e João Pedro Maia Gonçalves discutirá as particularidades e estratégia cirúrgica em fraturas da transição cervicodorsal.

Após um breve intervalo, João Duarte apresentará o tema fraturas não contíguas da coluna, ao qual se seguirá Pedro Fernandes, que irá analisar as fraturas burst com lesão neurológica incompleta, explorando a decisão entre via posterior isolada ou via combinada. A sessão prosseguirá com Gonçalo Freitas, que discutirá a fratura metastática instável com prognóstico limitado e a questão operar ou não, e concluirá com Rui Duarte, que abordará a falência precoce da instrumentação e as estratégias sobre quando e como fazer revisão.

De seguida, realizar-se-á a Assembleia Geral da SPPCV. Esta iniciativa visa promover a atualização científica, a partilha de experiências e o debate entre especialistas dedicados ao estudo e tratamento das patologias da coluna vertebral, reforçando o compromisso da SPPCV com a formação médica contínua e a excelência na prática clínica.

Inscrições aqui: Programa de Educação e Atualização em Patologia de Coluna da SPPCV

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui